sábado, 26 de maio de 2007

Republicação: Os Óculos das Emoções

Imagine você enxergar o mundo através das lentes dos óculos das emoções. O objeto “real” nos ajuda a enxergar melhor. Mas com lentes emocionais eles nem sempre se comportam assim. Pense que as lentes desses óculos imaginários estão repletas de emoções construtivas e destrutivas. Vamos nos ater às destrutivas.
Quando sua visão ultrapassa as lentes manchadas de emoções destrutivas, ela só interpretará os fatos e as coisas no mundo externo, de forma destrutiva. Consideremos agora, que uma das emoções destrutivas dessas lentes é o medo de ficar só. Ao nos relacionarmos com uma outra pessoa, a qual desejamos tê-la como companheira, sob a influência do medo de ficar só, sempre iremos achar que ela poderá nos deixar. Dessa forma, o medo fará com que tomemos atitudes no sentido de não perdê-la.
As pessoas procuram viver sempre muito próximas de seus companheiros, participando de suas vidas, procurando serem íntimas, ajudando-os de uma forma desenfreada e sempre lembrando que os ajuda e os servem. Esse mecanismo, de fazer e lembrar, é desencadeado pela pessoa, como proteção para não ser abandonada ou, como falamos acima, para não ficar só. Daí emana uma série de sentimentos que se somam a esse medo. O ciúme é um deles. Quantas vezes vemos propagar que é bom ter ciúme ou uma pitadinha dele. No entanto, o exercício desse sentimento, nada mais é, do que o fortalecimento do medo. Quando o alimentamos estamos manchando cada vez mais as lentes dos óculos das emoções.
Posso também citar outra manifestação comportamental derivada desse medo, a possessividade. Querer para si, com o fito de ser somente seu e acompanhá-lo pelo resto da vida, prometendo ser feliz para sempre, retrata a intenção emocional em evidência. Através das emoções destrutivas, que colocamos nas lentes, enxergamos e interpretamos o mundo. Por isso que, cada cabeça é um mundo.
Sendo assim, o que enxergamos, pensando ser um comportamento normal, deixa de sê-lo, quando percebemos que nossa real intenção está baseada nas emoções destrutivas, no intuito de nos protegermos das nossas fraquezas emocionais. Interpretar erroneamente as nossas emoções nos leva ao caminho do sofrimento.
Agora que imaginaram os óculos e suas lentes, tenham a correta visão. As lentes e suas sujeiras são as nossas mentes contaminadas pelas emoções destrutivas de raiva, ódio, ciúme, possessividade, medo, insegurança e por ai vai. Essas emoções já destruíram muitos relacionamentos. Vocês vão querer destruir os seus? Então limpe suas lentes ou, quero dizer, limpe suas mentes. Sou grato por esta oportunidade. Por Ricardo Bandeira.