quarta-feira, 14 de março de 2007

A Impermanência das Coisas

Tudo que existe no Cosmos é energia condensada e não condensada. O “planeta” é um condensado de energia. Cada um de nós é um condensado de energia. Tudo tem seu tempo de existir e desaparecer. Tudo é impermanente. Vivemos numa grande bolha energética. Um grande oceano de energia em movimento e suas correntes promovem constantes mudanças.
As coisas construídas pelos homens são também condensados de energia. Quando o homem retira do ambiente a matéria-prima para a construção de um bem, ele está de posse de uma energia condensada. O homem também tem máquinas que misturam as energias condensadas ou as separam, utilizando-as para formatar a sua imaginação. Sabendo disso, ao olharmos para o mundo construído pelo homem e, para nós mesmos, vemos que tudo não passa de mistura de matéria-prima condensada, inclusive nossos corpos. Quando falo condensada significa dizer, que ela tem forma e propriedades baseada numa quantidade de energia que as une.
Tudo que existe precisa de energia para se manter formatado. Qual a diferença entre o carvão e o diamante? Através da pressão, as frequências das ondas de energia se modificam e o carvão se transforma em diamante. Então tudo é a mesma coisa no Universo. Somos todos Unos. A mesma energia. Cinzas de nossos corpos já são transformadas em diamantes.
É a energia mental que mantém nossos corpos formatados e, com relação às coisas, é a força do desejo de todas as mentes, de forma consciente ou inconsciente, que as fazem existir. Por isso que, aqueles que impõem, mentalmente (desejo), mais energia para viver, seus corpos são mais vívidos, fortes, dispostos e demoram de envelhecer ou, quero dizer, de dissipar e transformar a energia.
Sabemos da impermanência de tudo, mas custamos a acreditar no que vemos. A descrença tem um motivo. Somos educados, e porque não dizer, condicionados a desejar, que a nossa felicidade seja encontrada fora de nós, nas pessoas e nas coisas. Mas como a impermanência das coisas poderia nos dar a felicidade almejada? Não, ela não pode. Pare e observe. Pelo que as pessoas roubam, mentem, promovem conflito entre elas, se deprimem, matam e se matam? Por coisas impermanente. Mas isso não tem lógica. Como algo que vai se transformar e desaparecer, gerando novamente infelicidade à pessoa, pode ser fonte de felicidade? Não, não pode e nunca será. Ai está a grande ignorância do ser humano, em pensar que as coisas impermanentes podem levá-lo à felicidade. Ser ignorante significa dizer, que a mente desconhece a verdade. A causa disso é o apego, que embriaga a mente de emoções egoístas e não permite a visão translúcida das coisas.
Queremos tanto a felicidade para “completar” o nosso vazio interior, que não paramos para observar a verdade das coisas do mundo em que vivemos. Tudo que existe são castelos de areia. Nada é para sempre. Tudo é vazio em si mesmo. Tudo é energia. Cada coisa tem seu tempo de existir. Tudo é impermanente. Compreendendo isto, seus apegos diminuirão e se extinguirão, acabando com seu sofrimento. Se desapegue e encontrarás a paz metal. Sou grato por esta oportunidade. Por Ricardo Bandeira.

Nenhum comentário: