domingo, 15 de abril de 2007

Meditação: Sente-se... acalme-se (1ª etapa)

Mesmo que tenhamos certa idade corporal continuamos com a mente agitada desde quando nascemos. Mudamos apenas de brinquedos. Portanto, idade não é sinônimo de maturidade emocional. Precisamos, continuamente, corrigir nossas emoções. O melhor instrumento para ajudar em uma melhora emocional é a meditação.
Meditação é um método de investigação intencional das nossas emoções, usando a imaginação e a capacidade de raciocínio para que surjam pensamos capazes de mudar nosso estado mental tornando-o sereno, tranqüilo e concentrado. Desta forma conseguiremos ter sentimentos especiais que favorecerão a permanência em um estado mental auspicioso e transformador.
Para o iniciante em meditação, a escolha do método requer uma mudança na forma de se relacionar com o mundo. É importante lembrar que a pessoa cria ciclos de amizades baseados em experiências de vida decorrentes das emoções que brotaram e ainda brotam de suas sementes emocionais. Quando percebe que o estilo de vida está dando resultados não satisfatórios e busca soluções para melhorar, então é porque a forma de agir com os sentimentos não está correta. Assim sendo, aquele que busca a meditação como um método para melhorar seu estado mental, tem que está ciente de que também tem que mudar a forma como lida e gera suas emoções. Quem gera raiva, vingança, ciúme e outros sentimentos destrutivos, deve, através da meditação, analisar corretamente que, as ações baseadas nesses sentimentos, só lhe trazem resultados negativos. Portanto, meditação é o mais eficaz instrumento de mudança emocional intencional. Caso não haja uma vontade de permear sua mente de sentimentos mais construtivos, certamente ela continuará em conflito, mantendo vivos os sentimentos conflituosos que sempre a irrigou.
Outro fator a ser observado é que, com a melhora dos sentimentos através da meditação, seu mundo exterior se modificará. Os resultados das análises dos seus sentimentos, durante o método, lhe trarão uma nova postura em relação à convivência com as outras pessoas e com o meio ambiente, modificando sua vibração energética mental e fazendo com que se afaste naturalmente das mentes negativas e se aproxime das mentes mais positivas. No campo prático, seus ciclos de amizades se modificarão, bem como, as relações familiares. Isso quer dizer que o praticante deve estar preparado para aceitar essas mudanças e vê-las como benéficas, estando aberto ao desapego às pessoas e coisas. Quero dizer que, ao serenar seus sentimentos destrutivos e modificá-los para construtivos, seus desejos também se modificarão, já que, os que existiam, foram criados sobre a base de sentimentos conflituosos. Seu mundo externo se modificará.
A meditação não deve ser feita por modismo e sim por uma determinação firme de mudança interior ensejando uma nova percepção emocional acerca de você mesmo e da vida. Ocorrerão cisões interiores em conceitos outrora padronizados, quer tenha sido no meio familiar ou na sociedade.
Visto isto, o praticante da meditação, deve inserir no seu dia-a-dia essa prática, sempre limitando seu tempo de exercício, ao início do incomodo físico e emocional. Não se preocupe com o tempo de prática. Se preocupe com a qualidade dela. Inicialmente, deve se aquietar, sentado em uma cadeira com a coluna ereta, em um local aprazível, confortável e silencioso, feche os olhos, faça respiração abdominal sempre em busca de diminuir seu ritmo e notará que, a televisão da sua mente não foi desligada. Pensamentos continuarão a surgir. Nesse momento, deve apenas observar e deixar passar os pensamentos que aparecem, não interagindo com eles (diálogo mental). Sem esforço e sem interação, os pensamentos começarão a desaparecer, como a chama de uma vela, quando está se apagando. O praticante chegará ao ponto de não perceber mais pensamentos. Este estado já é um grande avanço, com enorme ganho para a pratica meditativa. Sua energia mental fluirá pelo seu corpo, límpida, desobstruída de pensamentos, melhorando significativamente a sua saúde. O sono e o cansaço diminuirão. A ansiedade desaparecerá. Sentirá seu corpo vívido e potente.
Se chegar a esse ponto, já conseguiu um grande avanço, com mudanças reais em sua vida. Vou ficar por aqui e aguardar que os iniciantes consigam chegar a essa etapa, para depois, partirmos para a próxima com o uso de um objeto virtuoso.
Pratique. Serene sua mente. Todos podem e todos conseguem, basta tomar a decisão firme de se transformar. Tudo está em constante mudança. Mude para melhor. Sou grato por esta oportunidade. Por Ricardo Bandeira.

Nenhum comentário: