quinta-feira, 8 de março de 2007

Emoções Construtivas e Destrutivas


Antes de ler esta reflexão, leia "Como ser Feliz"...

Emoções construtivas e destrutivas, o que podemos falar delas?. Podemos chamar de construtivas as emoções que agregam, que se solidarizam, que compreendem, que têm empatia pelo outro e todas as que geram um ambiente de paz interior e exterior. As destrutivas são aquelas que se comportam ao inverso. Elas nos deixam amargos, solitários, egoístas, individualistas, vingativos, refletindo em nossos corpos na forma de doença e, no ambiente, em forma de violência.
Para vocês entenderem a devida importância de sabermos identificar essas emoções, que habitam nossas mentes e nos governam dia após dia, vou falar superficialmente das motivações e suas conseqüências. Como já expus no primeiro texto, “como ser feliz”, todos nós estamos condicionados pela convivência em sociedade a formatar pensamentos comuns como: casar, ter um companheiro, ter filhos, ter um bom emprego etc. Dessa forma, sabemos que muitos de nossos sonhos e objetivos são impostos incondicionalmente, sem ao menos pensarmos nas suas razões. Aí reside a grande parte das emoções negativas. Não que os objetivos sejam destrutivos, pelo contrário, mas as “intenções emocionais”, que geram os pensamentos, é que não é nada construtiva. Porque afirmo isso?. Pelo simples fato de que quando desejamos os objetivos pensamos apenas em nós mesmos. Queremos em primeiro lugar a nossa felicidade e, em segundo lugar, nossa felicidade. Muitos poderiam dizer: não, eu quero também a de meus pais, irmãos e amigos. Mas também são sentimentos egoístas porque restringe e segrega os demais seres humanos. Não pensamos no todo, não pensamos na humanidade. Quando exercitamos isso, jogamos esses sentimentos no Universo e eles retornam para nós, em forma de respostas destrutivas.
Pensamentos negativos atraem respostas negativas, em vários eventos do dia-a-dia, não de forma imediata, mas sim, retardada. Então, se você sente raiva, ódio, inveja, vingança em muitos momentos da sua vida, você simplesmente mandou uma mensagem para o Universo, de que você quer uma resposta igual. Quando os fatos acontecem às pessoas, elas tendem a se lamentar e por a culpa nos outros pelos seus infortúnios. No entanto, o grande criador dos resultados negativos foi você mesmo quem produziu, com seus pensamentos egoístas.
O pensamento gerado pelas emoções é tudo. Ele governa a nossa vida e dita o que irá acontecer. O pensamento é você mesmo. Ele é a sua mente. Colha o joio do trigo.
Portanto, para sermos felizes e prósperos temos que emanar para o Universo ou para a grande bolha energética, apenas pensamentos construtivos. Somente assim, vamos ter um retorno igual aos sentimentos emanados. Gere Amor, tenha Amor; gere Paz, tenha Paz, gere Solidariedade, tenha Solidariedade. No próximo tópico falarei sobre o vazio interior causado pelas emoções destrutivas e como somos arremessados ao mundo exterior na busca de "felicidade". Sou muito grato por esta oportunidade. Desejo a todos, pensamentos e realizações positivas. Por Ricardo Bandeira

Nenhum comentário: